Os Cinco Pilares do Planejamento Financeiro por Ednardo Damasceno

Os Cinco Pilares do Planejamento Financeiro por Ednardo Damasceno

Mudança de Comportamentos

Existe uma barreira, uma restrição do brasileiro em relação a ganhar mais. Eu acho que as novelas foram responsáveis por isso. Alô, Rede Globo! Ednardo está aqui hoje para passar os cinco pilares do planejamento financeiro. Vamos já construir um pilar. Construir um pilar, não derrubar a casa. Então, vamos lá, forjar a casa, construir um pilar. Construir um pilar, não derrubar nenhum.



Primeiro Pilar: Gerenciamento do Tempo

O primeiro pilar é mudar os comportamentos. Eu peguei esses livros aqui, o seu e vários outros, e compilei quais são os comportamentos que toda pessoa de sucesso tem. São 10 comportamentos, mas eu vou dizer um aqui dos 10. Nossa, você quer dinheiro na sua conta, não quer? Então, não perca mais tempo para aprender a ter dividendo e renda passiva caindo na sua conta todo mês. Aproveita que o link está na descrição deste vídeo com 30% de desconto só para quem fizer à vista. Vai lá e comece a aprender hoje a fazer o dinheiro trabalhar para você, com sete dias grátis para você experimentar. Se não gostou, a gente devolve o dinheiro para você.

Quem tem grana no bolso gerencia bem o tempo. Quando a pessoa tem dinheiro, tem prosperidade, ela tem organização. E não é só financeira, é na vida. Então, não tem como você ter uma vida financeira organizada se você não tem uma vida organizada. Comece organizando sua vida, colocando uma agenda, colocando as tarefas, dizendo “não” porque é importante dizer “não”, dizendo “sim” para o que vai te levar aos seus objetivos. Então, o primeiro comportamento é: gerencie bem o seu tempo, porque rico tem agenda.

Segundo Pilar: Planejamento Financeiro

Quando eu pedi demissão, que foi a história que você escutou, eu tinha um canal, uma empresa, e era só eu sozinha para fazer absolutamente tudo. Como eu não tinha o hábito de usar eletrônicos e de usar agenda, eu peguei um pedaço de papel, separei nos sete dias da semana e criei horário para absolutamente tudo, a semana inteira, das 7 horas da manhã às 8 horas da noite. Vivi assim por 3 anos. Caramba, Nati, você parecia um robô. Que louco! Depois que eu consegui mexer nessas pecinhas internas, que é muito difícil, mas com técnica dá para fazer.

Para onde eu vou depois? Qual o segundo pilar do planejamento financeiro? Acho que quem te acompanha, quem acompanha aqui, já ouviu falar dessa palavra. Um exemplo para todo mundo entender o que é planejamento financeiro. Excelente. Vocês já assistiram a filmes de assalto a banco? Aonde esta conversa vai nos levar? Estou um pouco receoso. Até que um caso recente, pô, teve um negócio de assalto a banco. E aí, no filme de assalto a banco, eles começam a planejar meses antes de entrar no banco. Imagine se eles não fizessem planejamento e entrassem de peito aberto no banco, pensando: "Agora vou ver o que vou fazer para levar esse dinheiro". Não vai dar certo. Esse plano está fadado a dar errado. A mesma coisa quando você planeja com seu dinheiro. Se você deixar para planejar o que vai fazer quando o dinheiro entrar na conta, é um plano fadado a dar ruim. Você vai definir teto de gasto para cada categoria. No planejamento, você também vai ter prioridades. O que é prioridade com seu dinheiro? Primeiro eu vou pagar o aluguel ou financiamento, depois eu vou pagar a escola da criança, depois vou gastar com lazer ou com roupa. Se você fizer planejamento, você vai conseguir fazer tudo. Então, planejamento é para você ter clareza, ter o plano estratégico do que vai fazer com o seu dinheiro mês que vem, até o final do ano, até o final da sua vida.

Investir tempo na leitura de livros sobre planejamento financeiro pode ser uma ótima maneira de aprofundar seu conhecimento e aprender novas estratégias para melhorar sua vida financeira. A seguir, apresento uma lista de 10 livros recomendados sobre o assunto que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros.

TítuloAutor
1Pai Rico, Pai PobreRobert Kiyosaki
2O Homem Mais Rico da BabilôniaGeorge S. Clason
3Os Segredos da Mente MilionáriaT. Harv Eker
4A Mágica da ArrumaçãoMarie Kondo
5Me Poupe!Nathalia Arcuri
6Trabalhe 4 Horas por SemanaTimothy Ferriss
7O Poder do HábitoCharles Duhigg
8A Ciência de Ficar RicoWallace D. Wattles
9Investimentos InteligentesGustavo Cerbasi
10A Cabeça do InvestidorVera Rita de Mello Ferreira

Esses livros abordam desde estratégias de investimento e gestão do dinheiro até dicas de organização pessoal e mudança de comportamentos. Eles podem oferecer insights valiosos para quem deseja melhorar sua situação financeira e alcançar a prosperidade. Dedique um tempo para ler e aprender com esses autores e veja como suas perspectivas financeiras podem se transformar.

Terceiro Pilar: Autodisciplina



Eu fico me perguntando assim, né? Nesse momento, os nossos leitores lendo essa coisa do planejamento, de identificar prioridade. Eu penso que a pessoa diz: "Nossa, mas eu já faço isso e não dá certo." Tem gente que faz aquele rodízio de boleto, que fica tipo: "Eu escolho o boleto do mês." Aí eu canto parabéns para ele, ponho velinha no bolo e tal. Você que vai ser pago esse mês. Mas o que o Ednardo está falando também é sobre você priorizar, saber o que é importante e fazer caber dentro do seu orçamento. Porque uma coisa é: "Ah, eu escolhi pagar o aluguel e a escola da criança, e tudo isso junto custa 5.000 reais." Acontece que eu ganho 3.000 reais. A grande questão é: como é que você encaixa a prioridade dentro do seu orçamento?

O maior desafio que eu percebo nas minhas mentorias com meus  clientes é uma coisinha chamada ego. E aí a gente tem que vencer esse monstrinho do ego para fazer com que a vida encaixe no que você pode e parar de se importar com a opinião dos outros, mas principalmente com o nosso próprio julgamento da gente mesmo, do que a gente entende como sucesso. O terceiro pilar tem muito a ver com isso que você acabou de falar. O terceiro pilar é autodisciplina. Para você ter autodisciplina, você precisa ter esse propósito forte que dá aquele frio na barriga. Eu já vi muitas pessoas dizendo assim: "Ednardo, meu sonho é fazer uma viagem internacional." Vou colocar aqui um valor para uma viagem internacional para a América Latina, bem confortável, 5.000 reais. Gente, você trabalha há quantos anos? 10 anos, 15 anos, 20 anos, 30 anos? Você nunca conseguiu juntar 5.000 reais para realizar um sonho? Será que esse sonho é visceral mesmo, você quer muito ou é só você diz que quer? Para ter autodisciplina, você tem que ter muita clareza do que você quer, e autodisciplina não é só para as finanças. Para tudo, você precisa escolher, tomar decisão e seguir. Então, tarefa para hoje: fazer uma listinha de desejos e sentir o que fez mais sentido, o que fez seu coração bater mais forte.

Quarto Pilar: Criação de Renda

Falando de criação de renda, eu acho que a gente tem que começar a pensar que não importa quanto você ganha, sempre dá para ganhar mais. Existe uma barreira, uma restrição do brasileiro em relação a ganhar mais. Você acha que aqui no Brasil a gente vê isso com negatividade, como uma ambição desmedida, quase como uma ganância? Ah, eu acho que sim, e eu acho que as novelas foram responsáveis por isso. Alô, Rede Globo, obrigado por mexer nas nossas cabeças e fazer a gente acreditar que o vilão é sempre o rico querendo vencer em cima do pobre. E não é assim na vida real. Inclusive, tem um estudo que não é do Brasil, mas dos Estados Unidos, que fala que quanto mais dinheiro, maior o nível de felicidade. A partir de 35.000, aí a felicidade para de crescer e se mantém ali. Agora, se você não está ganhando 5.000 por mês, pode ficar tranquilo, pode continuar indo atrás porque quanto mais dinheiro, mais felicidade. O que nos leva então ao pilar número quatro: criação de renda. Porque para poder enriquecer, como é que faz, Ednardo? Esse pilar aí, número quatro: use a criatividade, se disponha para isso, pare de se importar com o julgamento das pessoas. Conta um pouquinho para a gente de exemplos de alunas, alunos ou até mesmo que eu mesma tenho tantos exemplos de renda extra pessoal. Já entrevistei cavalo, você olha a que ponto chegamos. Eu não entrevistava cavalo, mas eu era repórter da TV Jockey. Foi lá que você aprendeu a dar coice? Foi, aprendi direitinho, né? Mas é um bem dado. Enfim, o que você já fez, Ednardo? O que você sugere assim, rapidamente, até para a gente poder passar para o pilar número cinco. Eu tive uma cliente que adorava cantar. Adora cantar, ainda está viva, graças a Deus. Ela adorava cantar e, como não era profissional, todo mundo chamava: "Ai, você pode ir lá no meu casamento cantar?" E ela cantava em vários casamentos e nunca tinha cobrado. Depois das nossas conversas, ela começou a cobrar um valor simbólico, depois foi aumentando e hoje ela faz uma renda extra que se equipara com o salário. Ela é concursada da universidade, e a renda extra que ela faz cantando em casamentos muitas vezes se equipara com o salário. Então, uma coisa que você ama fazer pode ser monetizada sim.

Quinto Pilar: Investimentos

Investir é fundamental para alcançar a autonomia, tranquilidade e segurança financeira. Ter uma reserva financeira muda completamente a sua postura profissional. Vocês já experimentaram a sensação de discutir com seu chefe sabendo que têm dinheiro no banco?

Quando eu trabalhava e ainda não tinha uma reserva financeira, ficava com a garganta inflamada de tanto sapo que eu engolia. Mas, depois que consegui acumular dinheiro, minha postura mudou e a situação no trabalho ficou diferente. Na minha carreira de jornalista, eu sempre fui a única ou uma das poucas pessoas que tinha uma reserva financeira significativa, mesmo ganhando o mesmo que meus colegas. Isso me dava a possibilidade de negociar melhores condições de trabalho e salário.

Eu nunca aceitei o primeiro salário que me ofereceram e jamais ganhei menos do que meus colegas. Ter uma reserva me dava segurança, pois se a proposta não fosse satisfatória, eu sabia que poderia buscar outra oportunidade sem comprometer a estabilidade da minha família. Isso foi possível porque passei quase 15 anos poupando e fazendo renda extra, sempre buscando melhorar minha situação financeira.

Para mim, a importância dos investimentos é muito clara: eles proporcionam liberdade e poder de escolha. Portanto, comece a investir o quanto antes e veja a diferença que isso fará na sua vida profissional e pessoal.


Implementar esses pilares pode parecer desafiador, mas com dedicação e persistência, é possível transformar sua vida financeira. Lembre-se de que cada pequeno passo conta e que a consistência é a chave para o sucesso. Agora é o momento de começar a colocar em prática essas estratégias e construir um futuro financeiro mais próspero.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem